terça-feira, 31 de maio de 2011

Deficiência Auditiva

Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição. Entre as várias deficiências auditivas existentes, há as que podem ser classificadas como condutiva, mista ou neurossensorial. A condutiva é causada por um problema localizado no ouvido externo e/ou médio, que tem por função "conduzir" o som até o ouvido interno. A deficiência neurossensorial faz com que as pessoas escutem menos e também tenham maior dificuldade de perceber as diferenças entre os sons. A deficiência auditiva mista ocorre quando há ambas perdas auditivas: condutiva e neurossensorial numa mesma pessoa.

A fala é um dos principais meios de comunicação do homem. As pessoas com deficiência auditiva normalmente não conseguem pronunciar as palavras porque não as escutam, portando não aprendem. Mas mesmo assim eles podem com treinamento apreender a leitura labial. Como forma de comunicação no Brasil temos  a LIBRAS ( Linguagem Brasileira de Sinais). Neste conjunto existem gestos que simbolizam palavras, saudações e até frases.



PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM SURDEZ.



Existem três tendências educacionais:
Ø
ØOralista; (leitura Labial)
ØComunicação total; (Qualquer recurso)
ØAbordagem por meio do bilingüismo.(Libras)
Ø
Ø
A desafios frente á aprendizagem de Línguas Portuguesa, é difícil de ser assimilada pelo aluno com surdez.
Por isso a importância da Libras.

Tem que se repensar nas praticas pedagógicas, para que o aluno não se sinta limitado.

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Segundo Perlin (1998:56) “ De fato existem dificuldades reais de pessoas com surdez adquirir a oralidade e a escrita , porém dizer que não são capazes de aprendê-la reduz totalmente a pessoa  ao seu déficit e não considera a precariedade das práticas de ensino disponíveis para esse aprendizado.” 
De fato a língua de sinais é o principal meio de comunicação, mas não resolve todo esse problema.

 O PAPEL DA FAMÍLIA

Tem o papel mais importante, pois é a família que ajudará no processo de ensino e aprendizado, por ser um grande colaborador nesse processo.


Mercado de Trabalho

A Lei nº 8.213/91 impõe a reserva de vagas no percentual de 2% a 5% de trabalhadores portadores de deficiência física, visual, auditiva e mental e ainda beneficiários reabilitados, em empresas com 100 ou mais empregados, buscando-se garantir a integração do portador de deficiência na empresa.
A contratação do surdo é um investimento para a empresa, pois ocorre:
q Aumento da atenção concentrada no ambiente de trabalho;
qValorização do emprego pelo surdo pela dificuldade de inserção no mercado de trabalho;
qDescoberta de talentos desconhecidos e potenciais diversificados;
qEnriquecimento do grupo funcional.
    
Bibliografia
BRASIL, LDB. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/legislação >. Acesso em:  23 mai. 2011.
FENEIS.  Federação Nacional de Educação e  Integração dos Surdos.  Disponível em: http://www.feneis.org.br/page/.  Acesso em: 18 mai. 2011.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo.  Atendimento Educacional Especializado: pessoa com surdez.  Disponível em: http://www.slideshare.net/joaomaria/atendimento-educacional-especializado-pessoa-com-surdez.  Acesso em: 23 mai. 2011.