domingo, 6 de novembro de 2011

Quem é o vilão da historia?

Direitos Humanos e a Violência  nas Escolas - Alunos e professores enfrentam dificuldades em salas de aula.
* Adler Peggy Lima Aleixo

Resumo

É uma Reflexão de uma  reportagem feita  sobre o dia a dia de professores e alunos de três escolas  da rede pública, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. As Duas primeiras relatam o comportamento dos alunos contra os professores, chegando até agredir a diretora com ovos e pedras, fechando a escola por quatro dias. Os professores não conseguem dar a aula é muita bagunça e não há interesse dos alunos em aprender, e a falta de respeito com os professores fazem com que, muitos deles acabam tirando licença por estarem com a saúde fragilizada. A última é uma sala de Jovens e Adultos onde os alunos em meio ao trabalho e as obrigações tentam terminar o estudo. A diferença que algumas pessoas podem fazer quando encontram apoio.quem é quem? Qual o papel do educador? E os Direitos Humanos?

Palavra- Chave: Direitos Humanos, Valorização , Professor.

INTRODUÇÃO

 Dois repórteres  percorrem uma escola pública do Rio de Janeiro na qual três professoras pediram licença médica. Motivo alegado por elas: medo e depressão causados pela agressividade e pelo desinteresse dos alunos.
Em Florianópolis, outro repórter, visita um colégio que fechou as portas depois que a diretora foi atacada com ovos e pedradas por um estudante. Salas vazias, pedaços de pau e placas de vidro apreendidos por seguranças, professores assustados e desmotivados. É este o quadro que ele registra.
Mais um repórter  percorre escolas da periferia de São Paulo, e encontra muitos trabalhadores na sala de aula. Gente que luta para recuperar o tempo perdido e concilia trabalho e estudos em rotinas estafantes. O objetivo é analisar esses três casos para entender o papel  de cada um nessa historia, cadê o Direito Humano de cada um?   
"... é dever dos governos democráticos garantir a educação de pessoas com  necessidades especiais, profissionalização de jovens e adultos, a erradicação do analfabetismo e a valorização dos (as) educadores (as) da educação, da qualidade da formação inicial e continuada, tendo como eixos estruturantes o conhecimento e a consolidação dos direitos humanos."  (PNEDH 2009)

O X da Questão

Encontramos uma realidade problemática aqui, porque não se trata de quem é vilão ou te quem é o mocinho nesse quadro,  estamos falado de direitos e deveres, isso requer uma ligação entre o multiculturalismo e os Direitos Humanos, pois a escola e um centro de saber um conjunto de etnias e de diversidades cultural. Como diz a Prof.ª  e Dra. Vera Candau, "não se pode falar em igualdade sem incluir a diversidade" respeitar o próximo é garantir o direito que ele tem, assim acontece na educação podemos ver o quando o aluno é desrespeitado na sala de aula, a escola entra em conflito por que não encontra um apoio pedagógico e nem uma estrutura física, e fica esse empurra,  de que o culpado e a direção; Não é o aluno;  Outra e os educadores. Assim a escola fica desenraizada e acaba saído do plano pedagógico da afirmação de valores das atitudes e praticas sociais da formação de uma consciência cidadã porque a educação e o meio privilegiado na promoção dos direitos humanos. A partir daqui faço uma analise, quem será os maiores prejudicados nessa historia? Será  o professor que luta pela formação e chega na sala de aula sem motivação, e com renumeração baixa tendo que vender suas aulas para fechar o orçamento do mês? Ou o aluno que não tem aula porque o professor está de licença por de pressão ou stress , porque a escola não tem atrativos falta água e professores capacitados e treinados. Sem falar na direção que é a todo tempo cobrado por resultados e acaba desviado o seu foco. São todos culpados pois não estão exercendo seus deveres ao qual a cada um foi estipulado. Nesta mesma reportagem vemos a o esforço de uma professora, que em meio a tanta dificuldade se tornou um membro respeitado porque acreditar no direito do aluno, e suas aulas possuem uma didática de ensino e a mesma acredita na que faz,  a partir do momento que o professor deixa de acreditar na sua profissão deixa de acreditar na historia da humanidade do ser individuo critico social, pois um dos deveres do professor é esse. Desenvolver uma relação dialética é base fundamental para o sucesso educacional, observamos como uma aula pode render quando se respeita as diferenças  e tem a oportunidade de recuperar o tempo que as diversidades da vida foi lhe tirada, há quem acredita na educação e que ela pode levantar a auto-estima a partir do momento que o individuo se encontra na sociedade. Trabalhar os direitos humanos no currículo escolar é uma construção, e  perspectiva da transversalidade, privilegiando as dimensões psico-afetiva e interacionista.( CANDAU, 2010. P 408). O ideal é que deixemos de usar os nosso direitos como discursos  e passarmos a executá-los no âmbito escolar. Porque a educação acima de tudo e um ato de amor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Estamos numa época de busca da igualdade, do reconhecimento e da luta de direitos, não podemos simplesmente olhar para esses acontecimentos e simplesmente aceitamos como fato de nossa realidade, temos por dever como futuros educadores questionar e mostrar que podemos sim fazer acontecer o que foi garantido por Lei. O que não podemos é deixar fatos como esses que foram relatados, passar em branco e nem nos amedrontar, com a nova geração de estudantes, pois somos e sempre seremos a diferença entre o certo e o errado.

Referencias bibliográficas


CANDAU,Vera Maria. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teóricos-metodológicos.UFPB.Ed.1,2007

______,Multiculturalismo; diferenças culturais e práticas Pedagogicas. 4.Ed.Petrópolis,RJ: Vozes,2010.